
O programa Força Tarefa Cidadã nasceu durante a pandemia diante da necessidade de transparência nas compras públicas em razão da flexibilização dos processos licitatórios.
A Força Tarefa engloba um conjunto de ações de monitoramento de portais de transparência realizado por voluntários e técnicos. O foco é a disponibilização de informações e documentos relativos às despesas efetuadas por estados e municípios no enfrentamento ao covid-19.
No próximo dia 12, o TCU apresentará a prefeitos e gestores municipais a agenda de trabalho para agosto e setembro do programa. Para o período, estão previstas a avaliação da transparência pública de mais de 2,3 mil municípios em oito estados.
O trabalho será executado por avaliadores voluntários capacitados por equipes de auditores do TCU, da @cguoficial e do @tcegaucho (TCE-RS).
O objetivo é verificar se os municípios disponibilizam e cumprem as normas previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI), além de outros preceitos da transparência pública.
É importante a participação de prefeitos, controladores e ouvidores para que sejam conhecidos os critérios de avaliação, além da preparação do município para alcançar bons resultados. A programação também prevê uma rodada de esclarecimento de dúvidas.
O evento será transmitido no canal TCUoficial no YouTube. Mais informações em www.tcu.gov.br
Fonte : https://www.instagram.com/p/CSXSCWeHRxn/?utm_medium=share_sheet
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